quinta-feira, 29 de março de 2012


Discurso do Santo Padre a mais de 22 000 Acólitos

Caros acólitos! Eu vos saúdo com afeição, caros jovens, e estou feliz por este nosso encontro... A vossa presença no altar não é só um dever mas uma grande honra, um serviço santo e autêntico. Gostaria de vos propor algumas reflexões a propósito deste serviço.


A veste do ministro do altar é uma veste particular. Lembra aquela veste que cada um recebe quando é acolhido por Jesus Cristo na comunidade. Refiro-me à veste batismal, de que S. Paulo esclarece a significação profunda: «Todos vós que fostes batizados em Cristo, estais revestidos de Cristo» (Gl 3, 27). Embora, caros ministros do altar, já não useis a veste batismal, envergastes a de acólitos. Sim, o batismo é o ponto de partida do vosso «autêntico serviço litúrgico», que vos coloca ao lado dos bispos, dos presbíteros e dos diáconos (

O acólito é um servidor de Cristo
O acólito ocupa um lugar privilegiado nas celebrações litúrgicas. Aquele que serve a missa apresenta-se a uma comunidade. Faz de perto a experiência que, em todos os atos litúrgicos, Jesus está presente e age. Jesus está presente quando a comunidade se reúne para rezar e louvar a Deus. Jesus está presente na palavra das santas Escrituras. Jesus está presente sobretudo na Eucaristia, sob os sinais do pão e do vinho. Age por intermédio do presbítero que, in persona Christi (na pessoa de Cristo) celebra a santa missa e administra os sacramentos.
Assim vós sois muito mais que simples «ajudantes do padre». Vós sois sobretudo servidores de Jesus Cristo, do eterno e sumo Sacerdote. Desse modo, vós, servidores do altar, estais particularmente chamados a ser os jovens amigos de Jesus. Esforçai-vos por cultivar e aprofundar esta amizade com ele. Havereis de descobrir que encontrastes em Jesus um verdadeiro amigo para a vida.
O acólito é uma testemunha de Jesus em toda a parte

Frequentemente, o acólito tem nas mãos um círio. Como não pensar no que Jesus disse no Sermão da montanha: «Vós sois a luz do mundo» (Mt 5, 14). O vosso serviço não pode limitar-se ao interior de uma igreja. Deve irradiar na vida de todos os dias: na escola, na família e nos diversos ambientes sociais. Pois quem quer servir Cristo no interior de uma igreja, deve ser uma testemunha em toda a parte. Caros jovens! Os nossos contemporâneos esperam a «verdadeira luz do mundo» (cf. Jo. 1, 9). Não retenhais a vossa luz somente no interior da igreja, mas levai a chama do Evangelho a todos os que permanecem nas trevas e vivem um momento difícil da sua existência.
O acólito e a descoberta da vocação

Falei da amizade com Jesus. Como me sentiria feliz se, desta amizade, nascesse algo mais! Como seria belo se alguns de vós pudessem descobrir a vocação para o sacerdócio! Jesus Cristo tem necessidade urgente de jovens que se coloquem à sua disposição com generosidade e sem reservas. Além disso, não poderá o Senhor chamar também uma ou outra de entre vós, raparigas, para abraçar a vida consagrada a fim de servir a Igreja e os nossos irmãos? Mesmo para os que desejarão unir-se no matrimónio, o serviço do acólito ensina que uma união autêntica deve incluir sempre a disponibilidade para o serviço recíproco e gratuito»...
João Paulo II

Nenhum comentário:

Postar um comentário